domingo, 20 de janeiro de 2013

Festival Europeu da Canção para Pessoas com Deficiência pela primeira vez em Portugal

imagem vencedores do festivalRealizar-se-á no próximo dia 9 de Novembro de 2007 no CAE da Figueira da Foz o Festival Europeu da Canção para Pessoas com Deficiência sob a organização da ARCIL (http://www.arcil.org/), isto após a Rita e o Márcio, utentes da APPC-NRC terem ganho o prémio da edição do mesmo em 2005 na Áustria. Esta edição do festival desenrola-se com o Alto Patrocínio de Sua Exa o Presidente da República Portuguesa. Este festival ocorre periodicamente desde 1994 e conta, desde o início, com a participação portuguesa através da ARCIL, sendo com grande alegria que este será o primeiro ano que tal iniciativa decorrerá em território Português. Contará com a participação de 12 países, incluindo Portugal.
imagem Rita e Marcio, vencedores do festival, durante a sua actuação“Este Festival pretende dar visibilidade às capacidades das pessoas com deficiência mental, melhorando junto da opinião pública o conhecimento desta realidade, contribuindo assim para promover uma representação positiva das pessoas com deficiência na sociedade. Com o lema Not about us without us pretende-se que as pessoas com deficiência participem em eventos com projecção pública que contrariem a tendência para a exclusão social, contribuindo assim para a integração plena na sociedade.” (SNRIPD).
Um exemplo claro da integração plena da sociedade através da música é a banda rock da qual o Márcio Reis, que ganhou o Festival de 2005, é um dos elementos, os Quinta Punkada: “Os 5.ª Punkada transpõem a barreira do que é a musicoterapia. um intuito artístico que supera a componente terapêutica, uma visível satisfação dos seus elementos, um amor à música tão intenso como a vontade de viver. Transpiram música por todos os poros com a mesma paixão com que vivem a vida.” (José Manuel Simões) Esta uma banda rock com mérito a nível nacional e internacional e que tem realizado concertos ao vivo em inúmeros locais demonstrando como o facto de possuir uma deficiência não impede a concretização de sonhos.
imagem dos vencedores Rita e Marcio muito sorridentes
Os elementos que integram esta banda são:
O Márcio, “baterista do grupo tem uma síndrome que o torna quase sobredotado em termos musicais mas é muito limitado no relacionamento”;
A Adelaide Serafino, “o calendário do grupo”, detentora de “uma memória brutal”, é um dos elementos fundadores. vão 13 anos. Não fala mas faz música. Usa um capacete com ponteiro e ponta de borracha para comunicar e tocar teclas.”
O Ricardo toca sound beam [ http://www.imagina.pt/produtos/soundbeam/]’ (instrumento, representado em Portugal pela Cnotinfor, que emite sons através das ondulações da mão)”;
O Fausto, “O vocalista e letrista da banda, é extremamente determinado. Expressa-se através de um quadro onde está inserido um símbolo e uma palavra. Um sistema alternativo à comunicação oral que utiliza com rara capacidade pois domina os quase 400 símbolos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário